Informação Geral Relativa à Gestão de Reclamações

 

Considera-se reclamação qualquer manifestação de discordância em relação à posição assumida pela Seguradora ou de insatisfação pelos serviços prestados por esta, bem como alegação de eventual cumprimento, apresentada pelos tomadores de seguros, segurados, pessoas seguras ou beneficiários.

 

Não se consideram reclamações as participações que integram o processo de negociação contratual, as comunicações inerentes ao processo de regularização de sinistros e eventuais pedidos de informação ou esclarecimento.

 

Qualquer cliente, Tomador do Seguro, Segurado, Pessoa Segura ou Beneficiário pode apresentar reclamações que houver por bem, por escrito ou por qualquer meio de comunicação que possa ser utilizado, desde que dele fique registo escrito para:

 

 

A.    RECLAMAÇÕES DIRIGIDAS À SEGURADORA

 

1.  Ponto de Recepção e Resposta da Seguradora

 

a)     Gestão de Reclamações

                 

 LUSITANIA VIDA

                 Av. Eng. Duarte Pacheco, Torre 2 – 12º

                 1070-102 LISBOA

 

b)      Mensagem electrónica dirigida para o endereço:


                  reclamacoes@lusitaniavida.pt

 


2.   As reclamações dos clientes devem conter as informações relevantes para a respectiva gestão, incluindo pelo menos:

 

a)   Nome completo do reclamante e, caso aplicável, da pessoa que o representa.

b)   Referência à qualidade do reclamante, designadamente do tomador do seguro, segurado/pessoa segura, beneficiário ou da pessoa que o representa.

c)   Dados de contacto do reclamante ou da pessoa que o representa.

d)   Número de Documento de Identificação do reclamante.

e)   Descrição dos factos que motivam a reclamação, com indicação dos intervenientes e data em que ocorreu.

f)    Data e local da reclamação.



3.  A acusação da recepção da reclamação ocorrerá por escrito até ao 5º dia útil. A Seguradora responderá no prazo máximo de 20 dias ou 30 dias nos casos de maior complexidade, contados a partir da data de recepção da reclamação efectuada, nos termos do número anterior.


 

 

B.    RECLAMAÇÕES DIRIGIDAS AO PROVEDOR

 

Consideram-se elegíveis para apresentação ao Provedor as reclamações previamente apresentadas à Seguradora às quais esta não tenha dado resposta no prazo de 20 dias (ou 30 dias nos casos de maior complexidade) ou quando tenha sido dada resposta, o reclamante discorde do sentido da mesma.

 

 

1.  Provedor do Cliente

 

a)    Senhor Dr. José Alves de Brito

Rua de S. Domingos à Lapa, nº 35

1249-130 Lisboa

 

 

b)     Mensagem electrónica dirigida para o endereço:


provedorcliente@lusitaniavida.pt

 


2.    O provedor comunicará por escrito no prazo máximo de 30 dias (ou 45 dias em caso de complexidade) a contar da data da respectiva recepção, os resultados de apreciação e respectiva fundamentação, incluindo, se for o caso, as recomendações que decide efectuar.

 



C.   OUTRAS ENTIDADES A QUEM PODEM SER DIRIGIDAS RECLAMAÇÕES

 

a)     Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões


Avenida da República, 76

1600-205 Lisboa

 

b)     Portal do Consumidor


www.asf.com.pt/isp/PortalConsumidor

 


Política de Privacidade